A verba parlamentar pode ser um assunto visto como polêmico por muitos, pois caso não haja uma fiscalização adequada, a sua utilização é feita de forma inadequada como para uso próprio do político.

A verba parlamentar ou também chamada de emenda parlamentar tem as suas áreas públicas específicas para que haja o investimento. Elas trazem muitos benefícios para o povo e são planejadas com antecedência.

Mas afinal o que é verba parlamentar?

A verba parlamentar são recursos do governo que são destinados às áreas públicas. Esses recursos geralmente são solicitados por prefeitos, vice prefeitos, vereadores, senadores, secretário da saúde e outras áreas em que o governo é responsável.

Geralmente elas são solicitadas com em média 1 ano de antecedência para que  haja toda uma organização no orçamento financeiro e seja verificado se realmente tem condições ou não de ocorrer a liberação do valor solicitado.

Como ela pode ser aplicada

Os municípios pequenos são os que mais necessitam do apoio dessa verba do governo. Pelo fato de serem pequenos, eles possuem um orçamento muito curto e que muitas vezes não dá para realizar o investimento que seria adequado.

As verbas são liberadas de acordo com a prioridade do serviço e do local, como municípios menores geralmente possuem uma maior necessidade, grande parte desse orçamento vai para eles.

  • Infraestrutura

A infraestrutura de uma cidade consiste em pavimentações de ruas, canalização e contenção de córregos, por exemplo. Ela interfere de forma direta no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida da população.

Parte da verba parlamentar é destinada a esse setor pela sua grande importância. Uma estrada bem pavimentada evita acidentes, um bom saneamento básico evita certas doenças, o que diminui a necessidade da utilização dos hospitais públicos, ou seja, uma coisa sempre leva até outra.

  • Educação

A educação é uma das áreas mais importantes e que devem ser investidas de forma adequada. Parte da verba do governo é destinada à educação pública. A abertura de escolas, reformas e outros recursos básicos necessários para o setor são provenientes desse dinheiro público.

Por ser responsável pela formação de futuros cidadãos do país, a educação deve ser uma das prioridades de investimento, principalmente o investimento proveniente da verba parlamentar.

  • Saúde

A saúde infelizmente é um dos setores mais carentes de investimento. São muitas pessoas que necessitam do SUS no país e pelo serviço não ter uma infraestrutura adequada, essas pessoas acabam ficando sem atendimento adequado e cada vez mais doentes.

Um valor da verba é dedicado para compras de equipamentos para hospitais públicos, obras de ampliações, reformas, compra de veículos ou abertura de novos postos de saúde.

  • Segurança

A segurança pública também recebe este tipo de investimento. A compra de novos veículos e equipamentos podem ser realizados com uma cota da verba parlamentar destinada para o setor de segurança.

  • Esporte

A área esportiva nos últimos anos ganhou um investimento muito grande assim como a educação, pois com o aumento de investimentos em escolas e esportes é comprovado que os índices de criminalidade só tendem a cair com o tempo. Além de ser algo saudável traz diversão para a população.

A reforma de estágios, criação de quadras poliesportivas e quadras de futebol são exemplos de onde esta verba pode ser aplicada.

Resumindo

A verba parlamentar é de extrema importância para a qualidade de vida da sociedade e deve ser bem calculada com um certo tempo de antecedência para que não haja imprevistos e que possa ser verificada a possibilidade da liberação ou não.

Quando liberada e bem aplicada é possível ver os seus inúmeros benefícios que ela pode trazer para a população do local.