O deputado distrital é peça fundamental na assembleia legislativa, seja ela de Brasília ou qualquer outro estado. Afinal, o que faz um Deputado Distrital?

Infelizmente muita gente ainda não tem o prévio conhecimento do que realmente um deputado distrital faz e acaba votando de forma inconsciente, achando que o papel dele é de pouca importância para a sociedade.

Esse erro é lamentável, embora seja muito comum. Mas é importante que a gente tenha conhecimento a respeito das atribuições de cada cargo que constitui a assembleia legislativa. Veja a seguir o que faz um deputado do estado de Brasília.

Planejamento e elaboração de orçamentos

O orçamento público tem a sua transformação em lei depois de uma ampla negociação entre o governo municipal, estadual e federal. A maior parte deste orçamento se dá pela arrecadação de impostos feitos pelo governo como o imposto de renda, por exemplo.

O deputado distrital é responsável por planejar e elaborar o orçamento do estado. Eles planejam e orçam o que será gasto em curto a médio prazo e isso envolve todo um ciclo até que haja a liberação do valor que foi orçado.

O ciclo orçamentário passa por toda assembleia legislativa de Brasília para que depois possa ser convertido em benefícios para a população.

Fiscaliza a aplicação de recursos

Como sabemos, há todo um processo quanto a liberação de verbas para as diversas áreas básicas da sociedade como saúde, educação, segurança e infraestrutura. Para que haja a sua correta utilização é necessário que exista alguém responsável por fiscalizar os recursos liberados.

Esses recursos que são aprovados são fiscalizados pelo deputado distrital. Ele tem a função de verificar se realmente está tudo em ordem com relação ao valor liberado e se realmente foi investido onde deveria ser.

Com essa fiscalização é possível administrar melhor a eficiência dos investimentos e também evitar possíveis fraudes e desvios do dinheiro.

Cobra a aplicação dos recursos

Após os trâmites para a liberação da verba e a sua devida fiscalização, caso o dinheiro liberado para tal investimento não tenha sido utilizado no prazo para a entrega do que foi combinado antes da aprovação, o deputado do distrito federal pode e deve cobrar para que haja a aceleração.

Esse trabalho de cobrança faz com que haja mais resultados e dentro do prazo previsto. Fazendo com que dessa forma seja possível a população perceber realmente que o governo está no poder para trabalhar por eles.

Esse ato de cobrar pelos direitos do povo faz com que o vínculo entre governo e população sejam aproximados, já que a maior parte da população que elegeu o candidato estará se sentindo representada e protegida.

Realiza atendimentos ao público

É necessário que na assembleia legislativa de Brasília tenha alguém que possa realizar atendimento ao público cujo assunto seja de interesses políticos e de responsabilidade do governo. O deputado do distrito federal realiza atendimentos com diversas demandas políticas.

Na assembleia legislativa de Brasília o deputado distrital possui muito trabalho a ser realizado. Então essa busca do público que esteja necessitando de algum serviço pelo qual o governo seja responsável é importante para que ajude até na fiscalização e um melhor direcionamento das verbas.

Leis

O deputado do distrito federal tem um papel importante na formulação e aprovação de leis do estado. Eles podem criar, alterar ou até mesmo revogar tais leis.

Resumindo…

O deputado distrital possui um papel fundamental na assembleia legislativa de Brasília. Portanto, é muito importante analisar quem realmente será colocado no poder para a representação do povo.

Conhecer o candidato e saber toda a sua trajetória política é essencial para realizar uma boa escolha, fazendo dessa forma com que seja possível o voto consciente e para quem realmente merece.