Ezequias Pereira da Silva

Ezequias Pereira nasceu em 2 de abril de 1969, é filho de imigrantes nordestinos que vieram para a construção da Capital ainda na década de sessenta, casado e pai de dois filhos, pastor evangélico, Bacharel em Administração pela Unieuro – Centro Universitário Euro Americano e em Teologia pela FAK- Faculdade Kurios. Tem orgulho de suas origens e de ter nascido em Brasília. Deputado Distrital Suplente nas eleições de 2014 onde obteve 4437 votos é reconhecido ativista pela melhoria da qualidade de vida das pessoas e pelo uso responsável e eficiente dos recursos públicos. O que o levou a se candidatar em 2014 foi seu grande desejo por mudanças nos rumos da política e acreditar que pode contribuir com sua experiência, forte senso ético e cristão.

Experiência

Ezequias Pereira

Pastor Presidente do Ministério Apostólico Vencedores: preside a Igreja na Região Administrativa de Ceilândia há 24 anos, dedicando-se ao seu chamado com muito amor em prol da comunidade, por meio de trabalhos sociais desenvolvidos na cidade, destacando-se como líder espiritual e comunitário. No dia 1º de novembro de 2008, no Congresso Nacional da Visão Celular no Modelo dos 12, foi consagrado ao Apostolado, e, no mesmo dia, recebeu o Título de Cidadão Benemérito da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Discípulo do Apóstolo Renê Terra Nova, integra o Governo dos 12 em Brasília.

Como Assessor Parlamentar na CLDF foi responsável pela viabilização de projetos, assistência parlamentar, acompanhamento de projetos de lei de interesse da sociedade; análise, controle, elaboração e encaminhamento de respostas a requerimentos de informações e indicações junto com a assessoria de plenário. Atendimento a assessores e público em geral, acompanhamento de audiências, reuniões nas comissões permanentes, mista e especiais da CLDF.

Como representante comercial atuou diretamente na venda de produtos gráficos e maquinários, responsável por manter a imagem da empresa que representava, com uma boa habilidade em vendas, boa comunicação com o público, noção geral de contabilidade e de informática. Chegou a ser gerente da área de vendas e apesar de ser uma profissão desafiante e, por vezes, estressante pôde fazer dela uma atividade agradável, principalmente pela oportunidade de estabelecer contato pessoal com as mais diferentes pessoas e clientes em todo o Distrito Federal.

Como Gerente de Segurança Privada foi responsável por planejar e supervisionar os sistemas de segurança de operação e programas, proporcionando a segurança de varias organizações e entidades como: Infraero, Banco Itaú, Banco Safra, Furnas e várias residências de senadores, deputados e empresários. Entre outras responsabilidades, o planejamento, administração e confecção de relatórios fundamentais inerentes a esta posição.

Desejo de mudança

Ao longo de anos de trabalhos políticos tive a oportunidade de andar pelas Regiões Administrativas do DF e contemplar as demandas mais necessárias das pessoas, observei situações como falta de segurança, saúde, moradia, água e tratamento de esgoto, o desrespeito ao idoso, discriminação racial, com as mulheres e o descaso com nossas crianças. Esse contato com a população do DF foi fundamental para minha decisão, e minha principal motivação, pois pude ver de perto as necessidades do nosso povo.

Muitas vezes, a gente ouve falar da situação, mas só estando in loco para realmente se dar conta de quão precário é o tratamento com os mais necessitados.

Como Pastor Evangélico já me decepcionei várias vezes por receber políticos em nossa Congregação em época de campanha política, e que depois de eleitos não se importavam mais com a nossa causa e não lutavam por nós. Um bom exemplo é a regularização das áreas de Igrejas do DF que vêm se arrastando há anos sem uma resposta, e têm se transformado em uma moeda de troca durante períodos eleitorais.

Desde criança eu já tinha o interesse de participar de ações coletivas políticas, eu tinha esse chamado para liderar pessoas, meus amigos, a turma do colégio. Com o passar do tempo isso foi aflorando em minha vida e cheguei a disputar minha primeira eleição aos 12 anos, quando fui eleito representante de turma no ensino fundamental. Nessa época já frequentava reuniões de cunho político.

Sempre tive simpatia por movimentos políticos acompanhando eleições, debates e a movimentação política na cidade. Eu lembro que quando voltava da escola, sempre observava as disputas políticas durante as eleições, a partir desse interesse passei a conhecer lideranças políticas na minha cidade do coração, Ceilândia, que me influenciaram muito nesta caminhada.

A primeira vez que participei mais ativamente em uma eleição no Distrito Federal era um pleito geral, para Governador, Senador e Deputados federais e Distritais. Foi quando surgiu o grande desejo de ser parlamentar e influenciar nos rumos da cidade. Fui filiado aos PPS, PT, PP, PRB e hoje estou filiado ao PTdoB (Avante).

Durante essa caminhada sempre participei de ações e projetos sociais, onde vi de perto a necessidade e carência do nosso povo. Em 2010 trabalhei para formar uma base e um bom grupo para as eleições, porém adiei esse sonho por mais 4 anos entendendo que aquele ainda não era o momento.

Logo após as eleições de 2010, retornamos ao trabalho, e em janeiro de 2011 em reunião com nossas bases fui escolhido como pré-candidato para as eleições de 2014, que disputei e obtive 4437 votos, esse resultado mostrou a confiança da comunidade e me deu mais motivação para buscar as mudanças que nossa cidade tanto precisa.

Principais projetos encabeçados e/ou idealizados

Elaborei o “PROJETO DE RESOLUÇÃO” para o VEREADOR MARCEL ALEXANDRE que Institui o Diploma Mulher-Cidadã LÉA ALENCAR ANTONY- Projeto este  destinado a agraciar mulheres que no País, tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher  e questões do gênero no Estado do Amazonas.

Participei da comissão de elaboração  da Lei COMPLEMENTAR Nº 806, DE 12 DE JUNHO DE 2009 de Autoria do  Poder Executivo que dispõe sobre a política pública de regularização urbanística e fundiária das unidades imobiliárias ocupadas por entidades religiosas de qualquer culto para celebrações públicas ou entidades de assistência social.Participei da elaboração da LEI 3532/2005 – Dispõe sobre a obrigatoriedade de informativos impressos em braile em locais de uso público e coletivo no Distrito Federal.

Participei da elaboração da LEI-DF-2005-03540-Dispõe sobre a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva no âmbito do Distrito Federal”.

Participei da elaboração da LEI Nº 3834 que permite a instalação de grades nas áreas comuns e de pilotis dos blocos residenciais e de lotes residenciais situados no Residencial Santos Dumont na cidade de Santa Maria, RA XIII.

Trabalhei e Participei da elaboração do projeto Lei que  Criou o Núcleo Habitacional Parque Sol Nascente, que inclui os Setores Habitacionais Por do Sol e Sol Nascente localizado entre os Setores P Sul, P Norte e Quadras QNQ, na Região Administrativa de Ceilândia – RA IX.

Inscreva-se para saber mais.