Reconhecer a importância de um deputado distrital faz com que a gente saiba que o nosso voto realmente deve ser feito de forma consciente e analisando o melhor candidato que possa nos representar na assembleia legislativa. E qual a importância de um Deputado Distrital?

A importância de um deputado distrital começa a partir do momento em que ele tem diversos poderes dentro da assembleia legislativa que podem afetar de forma direta a sociedade.

Pelo fato da falta de conhecimento de uma parte da população, essa importância não é reconhecida pelo simples fato de não saber o que realmente o deputado distrital faz.

Ele fiscaliza orçamentos públicos para evitar irregularidades e fraudes, define e libera cotas para as áreas que necessitam de investimentos e ainda tem em suas mãos o poder de legislar, que é muito importante. Veja a seguir de forma mais detalhada a importância de um deputado distrital.

Representar o povo

A população deseja se sentir representada na assembleia legislativa de Brasília. Dessa forma, sempre procuram colocar o seu voto no candidato que possa realmente fazer isso.

O deputado distrital é o cargo que luta mais pelos direitos e interesses da população e sempre está realizando atendimento ao público que envolve interesses da política pública.

A importância de um deputado distrital vai muito além dessa aproximação de governo e povo, mas também da consciência do que foi eleito em realizar ações que possam contribuir para um maior desenvolvimento social.

Verificação dos recursos financeiros

Há todo um processo para que haja liberação de verba pública para a realização ou criação de algo para a população. Às vezes, uma simples liberação pode demorar meses ou até mesmo anos.

Por este e outros motivos é muito importante que haja alguém para verificar o que realmente está acontecendo com os recursos disponibilizados, afinal esse dinheiro é do povo.

Então, uma outra importância de um deputado distrital entra aí, pois ele irá verificar se realmente está tudo ocorrendo como deveria e se os investimentos estão feitos de maneira adequada para melhorar os serviços disponibilizados pela rede pública.

Tem influência nas leis

Com o papel de propor e também influenciar na aprovação das leis, o deputado distrital interfere de forma direta nas leis que constituem o estado.

É importante que a população saiba disso para que possa colocar pessoas corretas e responsáveis no cargo para que assim realmente atendam aos interesses do povo e possa propor leis que possam melhorar a sua qualidade de vida.

Fiscalização de irregularidades

É comum ouvirmos notícias de mau uso com o dinheiro público e isso nos gera uma certa frustração e revolta, pois tudo é com dinheiro público. Porém, com o trabalho do deputado distrital correto isso não ocorre com facilidade, pois há uma constante fiscalização das verbas públicas.

Dentro da verificação dos recursos dispostos pelo governo entra a fiscalização de irregularidades. O deputado distrital sempre estará fiscalizando para onde a verba pública está indo. Isso evita o uso indevido dessas verbas e diminuem as chances de desvios de dinheiro e superfaturamento em obras públicas, por exemplo.

Resumindo

Como foi visto anteriormente, o deputado do distrito federal tem em suas mãos ferramentas capazes de impactar diretamente todo o estado. Então, votando de forma incorreta você estará colocando todo o estado em risco.

Infelizmente muita gente ainda não sabe ou reconhece a importância de um deputado distrital. Porém, eles são peças fundamentais na assembleia legislativa de Brasília para a representação dos interesses populares.

Nas eleições de todos os estados do Brasil devem ser realizados votos conscientes para que seja eleito alguém que realmente seja competente ao cargo e que possa atender aos interesses do povo.